Covid-19 no Canadá: Deputados chumbam legislação anti-vacinas de Poilievre

Foto: Pierre Poilievre/Facebook
Foto: Pierre Poilievre/Facebook

A Câmara dos Comuns chumbou um projeto de lei anti-vacinas, apoiado por Pierre Poilievre. De acordo com o líder conservador, os canadianos deveriam poder decidir o que administrar no seu próprio corpo.

Esta quarta-feira, dia 25 de outubro, os deputados federais votaram esmagadoramente contra um projeto de lei apresentado pelo líder do Partido Conservador.

Pierre Poilievre queria impedir uma nova ronda de vacinações obrigatórias contra a Covid-19 entre funcionários federais e viajantes, alegando que os canadianos devem poder decidir o que administram no próprio corpo.

Por uma votação de 114-205, os deputados concordaram em chumbar o projeto de lei C-278, apresentado por Poilievre no ano passado, quando concorria à liderança do partido.

O projeto de lei foi, entretanto, retomado pelo deputado conservador Dean Allison, um vigoroso crítico anti-vacinas que, tal como o seu líder, apoiou o ‘Freedom Convoy’, protesto contra a resposta do Governo à pandemia.

O chumbo na Câmara dos Comuns não foi inesperado.

Justin Trudeau acusou Poilievre de apoiar uma legislação “divisiva” e baseada em pseudociência. Os deputados do NDP e do Bloc Québécois fizeram comentários igualmente depreciativos.

No entanto, a promoção do projeto de lei por Poilievre sugere que os conservadores ainda não estão prontos para abandonar a sua oposição às políticas da Covid-19 que indignaram alguns membros do partido.