Covid-19 no Canadá: Casos da variante XBB.1.5 duplicam numa semana

Foto: CDC/Pexels
Foto: CDC/Pexels

O número de diagnósticos da subvariante XBB.1.5 da Covid-19 duplicou no Canadá em apenas uma semana. As autoridades avisam que provavelmente o número deverá continuar a subir.

O número de casos confirmados da subvariante XBB.1.5 da Covid-19 continua a aumentar no Canadá. Esta segunda-feira, dia 9 de janeiro, as autoridades deram conta de um total de 42 casos.

O valor duplicou em apenas uma semana. De recordar que a XBB.1.5. é uma sublinhagem da subvariante Ómicron XBB. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a variante da Covid-19 “mais transmissível” até agora.

No seu mais recente briefing, a Agência de Saúde Pública do Canadá (PHAC) diz que o número de casos deve aumentar. Isto porque “atualmente há um atraso na notificação das deteções feitas no final de dezembro e no início de janeiro (…) devido ao período de férias”.

De acordo com a agência, a análise de sequências genómicas a partir de resultados dos testes de PCR e da vigilância de águas residuais permitiu detetar a subvariante específica.

A subvariante, que ganhou o apelido de Kraken nas redes sociais, está a espalhar-se rapidamente na Ásia. O Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acredita que atualmente represente cerca de 70% dos casos no nordeste do país.

O Canadá ainda não disse se considera a XBB.1.5. uma variante preocupante. A agência de saúde pública do país diz que a atualização das vacinas “continua a ser uma das formas mais eficazes de proteção contra doenças graves, internamento e morte por Covid-19”.