COVID-19: MÉXICO COM MAIS 784 MORTES REGISTA NOVO RECORDE DIÁRIO DE CASOS

Cidade do México, 02 ago 2020 (Lusa) — O México registou mais 784 mortes e um recorde diário de 9.556 infetados com o novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 47.472 e o de casos para 434.193, anunciaram as autoridades no sábado.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, o México já ultrapassou o Reino Unido em mortes e só é superado pelos Estados Unidos e pelo Brasil, sendo a sexta nação com mais casos.

No entanto, com uma população de 130 milhões de pessoas, ocupa o 13.º lugar na taxa de mortalidade por milhão de habitantes, segundo o portal de estatísticas Worldometer.

Os dados oficiais têm sido questionados desde a deteção do primeiro caso a 27 de fevereiro, uma vez que as autoridades de saúde se recusaram a realizar testes em massa e o México é um dos países da OCDE com menos testes.

Investigações jornalísticas baseadas em atestados de óbito calculam que, na capital, o número de óbitos é três vezes maior que o detetado.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 680 mil mortos e infetou mais de 17,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

JMC // JMC

Lusa/Fim