Covid-19: Guylaine Leclerc diz que Quebec perdeu 1 bilião de dólares

FOTO: FSA ULaval SCREENSHOT YOUTUBE
FOTO: FSA ULaval SCREENSHOT YOUTUBE

O Governo do Quebec perdeu mil milhões de dólares na aquisição de equipamentos de proteção individual. De acordo com a auditoria realizada e apresentada no dia de ontem, o Governo provincial teve uma reação tardia à pandemia do novo coronavírus.

O Governo do Quebec esperou em demasia e, depois para fazer face à pandemia da Covid-19, teve que gastar mais dinheiro. Apressou-se em comprar equipamentos como máscaras e luvas a preços altos. Quem o revela é Guylaine Leclerc no relatório divulgado na última quarta-feira.

Até ao final de março de 2021, o valor dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Quebec tinha sido de 938 milhões de dólares.

“O Departamento de Saúde não planeou nenhuma medida para criar um abastecimento suficiente de equipamentos de proteção individual em caso de pandemia, como fazer acordos prévios com fornecedores”, escreveu Leclerc.

“Foi, portanto, forçado a comprar urgentemente equipamentos para proteger a população enquanto os preços disparavam.”

O Governo do Quebec perdeu mil milhões de dólares na aquisição de equipamentos de proteção individual.

“O plano de Quebec contra uma pandemia de gripe estava desatualizado”, disse Leclerc no relatório. “Não houve nenhuma medida para facilitar o fornecimento de equipamentos de proteção individual em caso de pandemia e vários funcionários não tiveram formação sobre como os usar”.

O premier François Legault já veio a público rejeitar as críticas no relatório. Legault disse que o Governo fez o que podia.