COVID-19 ATRASA COMPRA DE EQUIPAMENTOS MILITARES NO CANADÁ

Foto: U.S. Air Force/SeniorAirmanRusty Frank
Foto: U.S. Air Force/SeniorAirmanRusty Frank

O governo federal do Canadá planeia investir vários milhões de dólares em equipamentos militares, mas a covid-19 está a dificultar algumas aquisições já atrasadas. O alerta é dado pelo Departamento de Defesa Nacional.

O principal responsável pelas aquisições do Departamento de Defesa Nacional diz que o governo federal está empenhado em comprar equipamentos para as Forças Armadas, avaliados em alguns milhões de dólares. O problema, diz Troy Crosby, é que a covid-19 está a impedir a realização de algumas compras já atrasadas.

Segundo Crosby, o foco está na substituição da envelhecida frota de caças da Força Aérea. Estão a ser avaliadas três propostas de fabricantes destes aviões militares, numa compra que poderá chegar aos 19 mil milhões.

A Marinha Real do Canadá também já recebeu o primeiro de seis novos navios de patrulha do Ártico. As autoridades planeiam ainda comprar novos veículos de engenharia para o exército.

Apesar disso, Crosby admite que a covid-19 atrasou outros processos de compra, incluindo vários dos mais de 100 projetos de aquisição que já estavam atrasados antes da pandemia.