

Philippe Couillard tornou-se o primeiro primeiro-ministro do Quebec, em mais de 50 anos, a discursar na legislatura do Ontário, na segunda-feira, onde ele falou do Canadá como “uma federação onde as diferenças são respeitadas”, noticiou a CTV Montreal.
Couillard descreveu a federação canadiana como “a espinha dorsal do nosso futuro e os blocos de construção da prosperidade que todos nós queremos deixar aos nossos filhos.”
Ele também chamou a atenção para a próxima eleição federal e exortou as partes federais a serem mais explícitas em relação aos seus planos para o Quebec.
Este foi apenas o 10º discurso especial dado em toda a história da legislatura do Ontário.
A primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, em seguida, falou da importância dos francófonos, que ela descreveu como “parte integrante do sucesso do Canadá”.
Ela observou que o Ontário recentemente assinou uma declaração prometendo proteger e promover o património francófono no Ontário, que tem 612 mil habitantes francófonos.
Wynne e Couillard também se uniram para pressionar o primeiro-ministro Stephen Harper na questão das alterações climáticas.
No mês passado, eles emitiram uma declaração conjunta dizendo que o ponto de vista de Harper de que os planos de redução de emissões são projetados para colocar mais dinheiro nos cofres do governo não reflete o ponto de vista das províncias.
O Ontário e o Quebec estão a trabalhar num sistema de “cap-and-trade” em carbono na qual as empresas deverão ter uma cota de gás com efeito de estufa e poderão comprar e vender créditos.
Os ministros de ambas as províncias realizaram quatro reuniões conjuntas, com uma quinta reunião a ficar agendada para este outono no Quebec.
O gabinete de Wynne sublinha que a visita de Couillard apresenta uma oportunidade significativa para aprofundar a relação entre o Ontário e o Quebec.
O último primeiro-ministro de outra província a dirigir-se à legislatura do Ontário foi Jean Lesage, do Quebec, em 1964.
Com agência Canadian Press