
Londres, 05 nov 2025 (Lusa) – A cotação do barril de Brent para entrega em janeiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,43%, para os 63,52 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 92 cêntimos abaixo dos 64,44 dólares com que encerrou as transações na terça-feira.
Pela terceira sessão consecutiva, o Brent fechou a descer, dadas as preocupações dos investidores com um possível excesso de oferta, mas as perdas foram limitadas depois de se saber que os stocks energéticos dos EUA tinham crescido acima do esperado.
Na sua reunião de domingo, o OPEP+ anunciou um nono aumento consecutivo da sua produção, em dezembro, em mais 137 mil barris por dia, mas também revelou que a vai manter entre janeiro e março, o que foi interpretado como sinal de preocupação com o estado do mercado.
O OPEP+ é um grupo que junta os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo com aliados, como a Federação Russa.
A Agência Internacional de Energia estima que os aumentos da produção do OPEP+, somados aos de EUA, Canadá e Guiana, vão implicar um excesso diário, em 2026, de quatro milhões de barris diários.
O preço do Brent foi também afetado pelas estatísticas publicadas hoje pela Agência de Informação de Energia (EIA, na sigla em Inglês) dos EUA, que indicam um aumento das reservas de petróleo em 5,2 milhões de barris na semana passada, mais do que o esperado pelos analistas.
RN // RBF
Lusa/fim
