
Londres, 09 out 2025 (Lusa) – A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em dezembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,55%, para os 65,22 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, encerrou a sessão no International Exchange a cotar 1,03 dólares abaixo dos 66,25 com que fechou as transações na quarta-feira.
A queda hoje verificada foi atribuída ao desanuviamento da situação no Médio Oriente depois do anúncio de um acordo entre o governo de Israel e o movimento palestiniano Hamas para a aplicação da primeira fase do plano de Donald Trump.
Mas se esta diminuição de tensão regional pressionou o preço do petróleo, este ainda não tinha recuperado da baixa sofrida na semana passada, perante os temores de um excesso de oferta, depois de o OPEP+ ter decidido aumentar a sua produção em novembro o que faz pelo oitavo mês consecutivo.
O OPEP+ é a designação do grupo que junta os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo com aliados, como a Federação Russa.
RN // RBF
Lusa/fim