
Londres, 14 jul 2025 (Lusa) — A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 1,63%, voltando a descer da barreira dos 70 dólares, para os 69,21 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, encerrou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 1,15 dólares abaixo dos 70,36 dólares com que acabou as transações na sessão anterior.
O Brent começou a semana em baixa e voltou a cair abaixo da barreira dos 70 dólares, enquanto os investidores avaliam as ameaças do Presidente norte-americano, Donald Trump, de novas sanções ao petróleo russo, a não ser que o líder do Kremlin, Vladimir Putin, aceite um acordo de paz na Ucrânia dentro de 50 dias.
O Presidente norte-americano manifestou hoje a sua intenção de impor tarifas “de cerca de 100%” à Rússia e sanções secundárias aos países ou entidades que comprem petróleo russo.
A incerteza em torno da política tarifária de Trump, com os seus avanços e recuos, provocou fortes oscilações nos preços do crude na semana passada, depois de o presidente republicano ter prolongado o seu prazo para concluir as negociações comerciais com grandes parceiros, como a União Europeia (UE), até 01 de agosto.
DMC // NS
Lusa/Fim