Cortes no ensino superior provocam despedimentos em massa em Ontário

Foto: Pexels

O Sindicato dos Empregados dos Serviços Públicos de Ontário afirmou que cerca de 10 mil professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino superior foram despedidos ou deverão perder os seus empregos. A causa apontada para os despedimentos foi a luta dos estabelecimentos de ensino superior contra uma crise de funcionamento provocada por centenas de cancelamentos e suspensões de programas desde o ano passado.

Um contrato arbitrado entre o sindicato e o Conselho de Empregadores dos Colleges, divulgado na primeira semana de julho, refere que o limite imposto pelo Governo federal aos estudantes internacionais conduziu a um declínio dramático das inscrições e das receitas provenientes das propinas e ao cancelamento ou suspensão de mais de 600 programas.

O documento revela que 23 dos 24 estabelecimentos de ensino superior de Ontário registaram uma diminuição de 48% nas inscrições de estudantes internacionais no primeiro semestre, entre setembro de 2023 e setembro de 2024.

O sindicato, que representa cerca de 55 mil professores e pessoal de apoio, afirmou que esta situação corresponde ao maior despedimento em massa de Ontário.

Até junho, segundo o sindicato, 19 estabelecimentos de ensino superior comunicaram reduções de pessoal, num total de mais de 8 mil trabalhadores. O sindicato acrescentou ainda que alguns estabelecimentos de ensino não divulgaram as suas listas de despedimentos, até ao fecho desta peça, podendo o número ser ainda maior do que o previsto.