Corpos trocados: Canadiano foi enterrado na Rússia por engano

Faraj Allah Jarjour, um cidadão com passaporte canadiano que morreu em Cuba em março, foi enterrado numa cidade russa a norte de Moscovo, depois de funcionários do Governo cubano terem trocado por engano dois corpos antes de os repatriarem para os países errados, avançam os familiares.

Uma família de Laval a quem foi enviado o corpo errado após a morte do ente querido recebeu, entretanto, um reembolso de 10 mil dólares e um pedido de desculpas do país das Caraíbas.

Faraj Allah Jarjour teve um ataque cardíaco e morreu a 22 de março, quando passava férias com a família perto de Varadero, em Cuba. O caixão que foi enviado para o Canadá continha o corpo de um homem desconhecido, pelo menos 20 anos mais novo, que não se parecia nada com o imigrante de 68 anos nascido na Síria.

A Global Affairs Canada avança que a ministra dos Negócios Estrangeiros, Melanie Joly, falou com o homólogo cubano, que, segundo o departamento, pediu desculpa à família e concordou em reembolsar o dinheiro pago a um serviço de repatriamento.

O Consulado Geral da Rússia em Montreal disse que não podia partilhar a identidade do homem russo, cujos restos mortais foram enviados por engano para o Canadá. Vai ser necessário um “pedido oficial” do Governo canadiano para que o corpo de Jarjour seja desenterrado na Rússia.

FOTO: cbc