Convenção liberal discute futuro via internet

Foto: Twitter Justin Trudeau
Foto: Twitter Justin Trudeau

Milhares de liberais federais reúnem-se via internet para o início de uma convenção nacional que vai durar três dias. É já a maior da história com mais 4 mil registos alcançados. O evento começou nesta quinta-feira.

Em cima da mesa, estão as discussões sobre o futuro do Partido Liberal. O foco está nas sérias questões políticas do dia a dia, como a pandemia da Covid-19, a economia do Canadá, as mudanças climáticas, a rede de segurança social e até o racismo.

A convenção nacional de 3 dias traz soluções de políticas prioritárias para debate e ainda uma votação na reunião liberal que inclui apelos por uma renda básica universal, padrões nacionais aplicáveis para lares de longa permanência e uma recuperação económica verde.

Enquanto os conservadores votaram contra uma resolução reconhecendo que a mudança climática é real, os liberais ouvem Mark Carney, enviado especial das Nações Unidas, para a ação climática e finanças.

Além disso, o ministro canadiano do Património, Steven Guilbeault, um ambientalista proeminente antes de entrar na política, marca presença para falar sobre o que mais precisa de ser feito para combater a crise ambiental.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, o evento acontece no online. É já por isso a maior convenção política da história do partido, com mais de 4 mil liberais registados e que participam nos debates.