CONTRASTE NAS PREVISÕES OFICIAIS DE TORONTO E MONTREAL ACERCA DA COVID-19

Foto: SJ Objio/Unsplash
Foto: SJ Objio/Unsplash

A pandemia da covid-19 está a ir na direção certa em Montreal, mas na errada em Toronto. É o que sugerem as autoridades de Saúde Pública destes dois epicentros do vírus no Canadá. Leituras contrastantes divulgadas esta quarta-feira.

A covid-19 desencadeou uma vaga de infeções, mas também de incertezas, de contradições e de contrastes. E foi precisamente o contraste que marcou os discursos das autoridades de Saúde Pública de dois epicentros do vírus no Canadá, na quarta-feira, dia 21 de outubro. Em Montreal, as previsões oficiais são boas e em Toronto são más.

Montreal é atualmente a cidade mais afetada pelo vírus no Canadá. Apesar disso, a diretora regional de Saúde Pública da cidade diz que a pandemia está a “progredir na direção correta”, na sequência da estabilização do número de casos e de internamentos verificada nas últimas semanas.

Já a diretora-geral da Saúde de Toronto tem uma leitura mais pessimista. Preocupada com o aumento da taxa de infeções na cidade, Eileen de Villa diz temer que a capital de Ontário siga os passos de alguns países europeus, como a Irlanda e o Reino Unido, onde surtos recentes levaram a novas paralisações.

Apesar de ter regressado à fase 2 do plano de reabertura de Ontário, Toronto tem sido palco de aumentos diários, à semelhança da região de Peel. A ministra da Saúde provincial garante que isso não significa o insucesso das novas restrições. Em mais uma interpretação contrastante, Christine Elliot diz acreditar que os números globais de Ontário vão diminuir nas próximas semanas.

De recordar que o Québec responde atualmente pelo maior número de casos de covid-19 no Canadá, seguido de Ontário.