Consumo no Canadá: Canadianos gastaram 60,1 mil milhões em março

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

As vendas de bens e serviços no Canadá ficaram praticamente inalteradas em março. A revelação feita hoje mostra ainda que, apesar da queda no que toca à venda de carros novos, de acordo com a Statistics Canada, os consumidores canadianos mostraram vontade de continuar a gastar dinheiro.

Os canadianos gastaram, no mês de março, qualquer coisa como 60,1 mil milhões de dólares. Apesar da queda nas vendas em concessionárias de carros novos, os consumidores mostraram vontade de continuar a gastar noutro local, informou a Statistics Canada na quinta-feira, 26 de maio.

Começamos com as quedas de março. As vendas em concessionárias de veículos motorizados e peças caíram 6,4%, enquanto as concessionárias de carros novos tiveram uma queda de 5,9%.

Nas subidas, destaque para as vendas em postos de gasolina (mais de 7,4% em março).

Também os revendedores de material de construção e equipamentos de jardinagem registaram um aumento de 3,7% nas vendas, disse a Statistics Canada.

Os números fazem com que, as vendas ao consumidor tenham aumentado cerca de 2,7% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

A estimativa preliminar para abril sugere que as vendas de bens e serviços subiram 0,8% face a março, mas a agência alertou que o número ainda vai ser analisado com mais detalhe.

Apesar do aumento do consumo por parte dos canadianos, pode antever-se uma diminuição nos próximos meses, à medida que as taxas de juro mais altas tendem a espalhar-se pela economia.