
Os agentes de imigração em todo o Canadá estão a enfrentar um escrutínio cada vez maior, com várias suspensões, restrições e até revogações das suas licenças após terem sido considerados culpados de má conduta profissional.
O Colégio de Consultores de Imigração e Cidadania (CICC) intensificou as ações judiciais nos últimos meses, responsabilizando os consultores de imigração pelas suas irregularidades.
Uma das formas mais comuns de fraude, em análise pelas autoridades, está relacionada com as chamadas ‘avaliações de impacto no mercado de trabalho’ (‘Labour Market Impact Assessments’ – LMIA). Os agentes de imigração frequentemente cobram quantias elevadas para prorrogar o estatuto dos clientes no Canadá.
Em particular, os consultores de imigração de origem indiana têm estado sob os holofotes, já que o Canadá continua a ser um dos principais destinos para pessoas de países do sul da Ásia, particularmente da Índia. A quantidade de estudantes internacionais e trabalhadores temporários que estão prestes a perder a elegibilidade para a residência permanente ou a prorrogação de sua estadia tornou-os mais vulneráveis a agentes pouco éticos.
O Departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá (IRCC) reforçou a sua posição pela necessidade de defesa da integridade dos programas de imigração do Canadá e proteção dos potenciais recém-chegados de agentes fraudulentos.