

A construção de uma nova linha de metropolitano ligeiro (LRT) de 11 quilómetros, com 18 paragens, ao longo da Finch Avenue West, vai começar em 2016, mas os moradores terão que esperar muito mais tempo pelo projetado LRT na Sheppard Avenue East, anunciou o Ministro dos Transportes Steven Del Duca, em notícia avançada pela CP24.
A província comprometeu-se primeiro a financiar a linha da Finch Avenue West, de 1.2 mil milhões de dólares, em 2009, e na segunda-feira Del Duca disse aos repórteres, no Humber College’s North Campus, que o seu governo está pronto para seguir com essa promessa.
Del Duca, no entanto, confirmou que a construção de um LRT previsto para a Sheppard Avenue, que também foi anunciado em 2009, não começará até que a linha da Finch West Avenue esteja instalada e a funcionar. A construção do Sheppard LRT estava prevista para começar em 2017 e ser concluída até 2021. O custo estimado é de mil milhões de dólares.
A data de conclusão prevista para o Finch Avenue West LRT é 2021.
O novo LRT, que está a ser totalmente pago pela província, irá funcionar ao longo da superfície da Finch Avenue, a partir da planeada estação de metro Finch West, na Keele Street, até ao Humber College.
Discutindo a linha com os repórteres, o presidente John Tory salientou que esta vai disponibilizar um transporte há muito necessário para os residentes de Toronto, e é a prova de que tanto a cidade como a província estão empenhadas em avançar com projetos de infraestrutura importantes para a área da Grande Toronto.
O novo Finch West LRT é uma das três linhas semelhantes previstas para Toronto, como parte do projeto “big move” da Metrolinx de 50 mil milhões de dólares. As outras linhas, incluem a Eglinton Crosstown, atualmente em construção, e o Sheppard East LRT.