CONSELHO DE ENERGIA RECUSA PEDIDO DO AUDITOR PARA CLARIFICAR AJUSTE GLOBAL EM FATURAS DE ELETRICIDADE

eletricityO Conselho de Energia do Ontário está a rejeitar um pedido do auditor geral da província para clarificar o chamado encargo de ajuste global em faturas de eletricidade.

O ajuste global é cobrado para cobrir a diferença entre os preços garantidos que o governo Liberal deu aos geradores de eletricidade e as taxas reais de mercado e representaram cerca de 70% das taxas de consumo em 2013.

O auditor-geral Bonnie Lysyk recomendou que as faturas de eletricidade fossem alteradas para divulgar separadamente os componentes do preçário – o preço de mercado da eletricidade e o ajuste global.

Lysyk disse que essas mudanças fariam o impacto da taxa de ajustamento global mais transparente para os contribuintes da eletricidade.

No entanto, o Conselho de Energia diz que separar o ajuste global não iria esclarecer os preços para os consumidores e provavelmente criaria mais confusão.

A administração rejeitou recentemente pedidos para acrescentar uma linha nas faturas de gás natural, mostrando o custo do plano de comércio de emissões dos Liberais para combater as mudanças climáticas, que deverá adicionar 5 dólares por mês às faturas de aquecimento doméstico, a começar no dia 1 de janeiro.

O auditor geral encomendou um inquérito que descobriu que 89% dos contribuintes do gás natural querem que os custos do comércio de emissões sejam claramente demonstrados, mas o governo diz que isso não invalidará a decisão do Conselho de Energia.

Fonte: Canadian Press