Conheça os destaques do desporto canadiano do dia 18 de dezembro

Foto: nhl.com

DESPORTO INCLUSIVO
EQUIPA DE FUTEBOL RECREATIVO DE TORONTO CONTESTA LIGA

Uma equipa de futebol recreativo de Toronto disse que a controvérsia em torno da política de género da sua liga, que excluiu temporariamente os jogadores não binários das equipas femininas, desencadeou uma conversa maior sobre acessibilidade e apoio aos atletas LGBTQ+. A equipa, composta por membros do sexo feminino, LGBTQ+ e com diversidade de género, joga na divisão feminina da Stadium Sport Leagues desde 2022. No entanto, a liga informou a equipa de que qualquer membro do Evergreen FC que não estivesse registado como “feminino” só poderia jogar numa equipa mista.

A equipa, autodescrita como “totalmente queer”, acrescenta que não recebeu quaisquer cartões amarelos ou ações disciplinares que justificassem qualquer queixa, alegando que o pedido da liga vai contra a política de promoção da inclusão.

HÓQUEI NO GELO
NHL: MONTREAL CANADIENS DERROTAM BUFFALO SABRES POR 6-1

Patrik Laine marcou o seu primeiro hat-trick com o Montreal, e os Canadiens prolongaram a série sem vitórias dos Buffalo Sabres para 11 jogos com uma vitória por 6-1 na noite de 17 de dezembro. Juraj Slafkovsky, Joel Armia e Josh Anderson também marcaram para o Montreal, enquanto Cole Caufield, Nick Suzuki e Lane Hutson deram duas assistências cada, e Sam Montembeault parou 20 remates.

Dylan Cozens marcou para o Buffalo e Ukko-Pekka Luukkonen fez 15 defesas em 21 remates. O suplente James Reimer parou todos os seis remates que enfrentou depois de ter entrado no início do terceiro período. A derrota aconteceu um dia depois de o proprietário dos Sabres, Terry Pegula, ter viajado para Montreal para uma reunião da equipa. Armia marcou apenas 19 segundos após o início do jogo, aproveitando uma rede aberta depois de o defensor dos Sabres, Owen Power, ter errando o disco nas placas finais. Laine marcou três golos pela 11.ª vez na sua carreira, elevando o total da época do extremo para seis em sete jogos desde que regressou de uma lesão no joelho.

HÓQUEI NO GELO
NHL: SENATORS SOMAM 4 VITÓRIAS CONSECUTIVAS

Os Ottawa Senators não podiam ter começado melhor a sua viagem mais longa na história do clube.

Os Senators aumentaram a sua série de vitórias para quatro consecutivas, o que representa um recorde da época, iniciando uma longa viagem de nove jogos com uma vitória por 3-0 sobre o Seattle Kraken, na noite de 17 de dezembro, na Climate Pledge Arena.

O guarda-redes Linus Ullmark fez 30 defesas no seu terceiro shutout da temporada e o 11.º da sua carreira. Tim Stutzle, Noah Gregor e Shane Pinto marcaram os golos no que acabou por ser uma vitória tranquila.