CONFIANÇA DOS CONSUMIDORES ESTABILIZA EM DEZEMBRO E CLIMA ECONÓMICO CAI LIGEIRAMENTE

LusaLisboa, 05 jan (Lusa) — O indicador de confiança dos consumidores suspendeu em dezembro a subida registada desde início de 2013, estabilizando no valor mais alto desde maio de 2002, e o indicador de clima económico diminuiu “ligeiramente”, anunciou hoje o INE.

Segundo os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE), a estabilização do indicador de confiança dos consumidores refletiu o contributo positivo das expetativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar e da poupança e o contributo negativo das perspetivas sobre a evolução do desemprego e da situação económica do país.

O INE nota que, sem a utilização de médias móveis de três meses, o indicador de confiança agravou-se em dezembro, refletindo o contributo negativo de todas as componentes, com exceção das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar.