CONDUÇÃO PERIGOSA PODE COLOCAR AS CRIANÇAS EM RISCO QUANDO AO DEIXAR NA ESCOLA

Foto de arquivo. (AP Photo/Seth Perlman)
Foto de arquivo. (AP Photo/Seth Perlman)
Foto de arquivo. (AP Photo/Seth Perlman)
Foto de arquivo. (AP Photo/Seth Perlman)

Incidentes de condução perigosa quando os pais deixam as crianças na escola podem estar a colocar as crianças em maior risco de lesões, aponta um novo estudo.
O estudo de investigação conjunta, realizado pela Universidade de York e o Hospital for Sick Children, em Toronto, mediu os comportamentos de condução perigosa e os números de crianças que caminham para a escola durante os períodos da manhã. O estudo também analisou os relatórios policiais sobre colisões de veículos a motor envolvidas com crianças, representadas (em mapa) em torno das 118 escolas de ensino básico públicas de Toronto.
Os dados recolhidos ao longo de um período de 12 anos mostraram que houve 411 crianças envolvidas em situações do género perto de escolas, com 45 a ocorrer durante os tempos de viagem para a escola.
Vinte e nove incidentes resultaram em visitas ao departamento de emergência, disse a autora Linda Rothman, uma pós-doutorada da Universidade de York e uma diretora de pesquisa do Sick Kids.
De acordo com os resultados, os comportamentos de condução perigosa mais comuns foram o estacionamento perigoso e a forma de deixar as crianças, incluindo crianças que são deixadas no lado oposto do passeio da escola.
Uma condução mais perigosa foi observada em escolas localizadas em zonas desfavorecidas e naquelas mais próximas de estradas com limites de velocidade mais altos.
O Dr. Andrew Howard, um cientista e cirurgião ortopédico experiente do Sick Kids disse que o estudo poderia ter um impacto sobre as regras municipais e da direção escolar em matéria de segurança em zona escolar.
O estudo foi recentemente publicado online na revista Traffic Injury Prevention.
Fonte: CTV News