
A 26 de abril, após o funeral do Papa Francisco, várias dezenas de fiéis prestaram uma última homenagem ao falecido pontífice numa missa fúnebre na Catedral Maria, Rainha do Mundo, em Montreal.
A missa foi presidida pelo arcebispo de Montreal, Christian Lépine.
No entanto, entre as várias missas e homenagens que tem decorrido em memória do Papa Francisco no Canadá, assim como em todo o mundo, a dúvida sobre quem será o próximo Papa permanece.
O conclave para eleger o sucessor de Francisco inicia a 7 de maio. Os cardeais católicos adiaram a votação secreta por dois dias para que se possam conhecer melhor e chegar a um consenso sobre um candidato antes de serem isolados na Capela Sistina.
O Colégio de Cardeais que irá eleger o novo Papa inclui membros de cantos longínquos do globo que Francisco nomeou ao longo dos seus 12 anos de papado para trazer novos pontos de vista.
No entanto, muitos passaram pouco ou nenhum tempo em Roma para conhecer os colegas, o que causa alguma incerteza num processo que exige que dois terços dos cardeais em idade de votar se unam em torno de um único candidato.
Até ao fecho desta peça não houve confirmação de quantos dos 135 cardeais com menos de 80 anos, únicos elegíveis para votar, vão participar nas votações.