Comunidade: RPIP cumpre 40 anos com jantar de celebração e Festival de Folclore

O Rancho Províncias e Ilhas de Portugal (RPIP) cumpriu 40 anos no passado fim de semana e para celebrar, organizou um jantar e um festival de folclore que alegrou toda a comunidade.

A CMCTV esteve presente nos dois dias da celebração para lhe mostrar os melhores momentos.

O Ancaster Fairgrounds, em Jerseyville, foi palco da grandiosa festa que ocorreu no primeiro fim de semana de setembro. Mais de mil pessoas estiveram presentes na festa de aniversário do Rancho Províncias e Ilhas de Portugal (RPIP). Bem conhecido pelas suas atuações representando as diversas tradições de Portugal, desde os Açores, à Madeira, sem esquecer o continente, o jantar de aniversário atraiu a comunidade que sente profundamente a alegria de ser português.

O presidente do RPIP, Norberto Paiva, depois de dar boas vindas a todos os comensais e patrocinadores, endereçou um especial agradecimento à LiUNA, Local 183, liderada por Jack Oliveira, pelo seu contributo e apoio nas tradições lusitanas.

O jantar, a cargo do Cabral Catering, foi servido de imediato, abundante em sabor e medida. Houve ainda tempo para a fotografia da praxe, com o grupo em frente ao bolo de aniversário.

Os ranchos folclóricos fizeram a alegria da noite, com atuações que contaram, para além do Rancho Províncias e Ilhas de Portugal, com um grupo que veio da ilha de São Miguel, dos Açores, o G.F. das Camélias, diretamente das Furnas e o rancho folclórico Sonhos de Portugal, vindos de New Jersey, nos Estados Unidos da América (EUA). António Cardoso, filho do fundador do rancho na América, Agostinho Cardoso, confessou que sentiu um enorme prazer em poder vir ao Canadá celebrar os 40 anos de existência do RPIP.

Para fechar a noite de sábado, Jorge Ferreira e a sua Banda ofereceram um espetáculo muito ansiado, que levou a todos até à pista de dança . O artista que consegue sempre encantar multidões, confessou que o sucesso da noite se devia a Norberto Paiva e à sua equipa, pelo excelente trabalho efetuado.

No domingo, o grande Festival de Folclore teve início às 13h. Com entrada grátis e comida e bebida disponíveis para venda, a comunidade atendeu, mais uma vez, em peso para apreciar um festival único.

O Festival contou com a participação do Rancho Províncias e Ilhas de Portugal, o Rancho Folclórico Sonhos de Portugal, vindos de EUA, o Grupo Folclórico as Camélias, chegados dos Açores, os Bombos da Associação Cultural do Minho de Toronto, o Rancho Folclórico da Nazaré, o Rancho da Associação Cultural do Minho de Toronto, o Rancho Folclórico Ribatejano, os Bombos do Arsenal do Minho, o Rancho Folclórico as Tricanas e o Rancho Folclórico Arsenal do Minho.

O dia de festa teve ainda a participação do conjunto ‘Unique Touch’ que, num estilo diferente, continuaram a alegrar o dia, nesta data tão especial para a diáspora.

Norberto Paiva e toda a sua equipa, sem dúvida estão de parabéns pelo grande e bem sucedido evento que ofereceu à comunidade lusa.