
Na quinta-feira, estava em preparação a evacuação de uma remota Primeira Nação do norte do Ontário, por causa da ameaça à comunidade causada pela rápida subida das águas do Rio Albany, noticiou a Citynews.
Cerca de 600 dos moradores mais vulneráveis na comunidade James Bay, de Kashechewan, seriam levados para Kapuskasing, Hearst e Smooth Rock Falls.
O Chefe Derek Stephen explica que o plano é ter todos os 1.900 residentes a abandonar o local por fases, na próxima semana ou pouco mais.
Stephen acrescenta que um dique que protege a comunidade é antigo, inadequado e uma recente avaliação de técnicos de engenharia mostrou que este está em “risco de colapso”.
Este é o quarto ano consecutivo, em que a Primeira Nação teve que ser evacuada.
Stephen lembra que a comunidade gastou 21 milhões de dólares na evacuação do ano passado, e muitos mais milhões em reparações, depois de grande parte da comunidade ter sido forçada a viver em outro local por cerca de um mês.
Stephen refere que está na hora de mudar toda a comunidade para um lugar mais alto para que eles não tenham que fazer isso a cada primavera, durante o degelo e a subida das águas do Rio Albany.
“Não podemos continuar a viver dessa maneira”, sublinhou.
