

Os candidatos à Assembleia Municipal, ainda que a eleição esteja a algumas semanas de distância (27 de outubro), estão a encontrar dificuldades para transmitir as suas plataformas aos eleitores. As corridas eleitorais nos Bairros municipais são constantemente ofuscadas pela corrida eleitoral que envolve os candidatos a presidente nos meios de comunicação e os eleitores não têm acesso regular aos candidatos.
Agora, um website foi criado, onde as pessoas podem digitar o seu código postal para descobrir não só quem está a concorrer à Câmara Municipal na sua área, mas também quais são as plataformas dos candidatos. A informação é apresentada de tal forma que não é difícil ver a quantidade de candidatos na corrida pelos diferentes bairros municipais.
A simplicidade e utilidade do website chamado de «Position Primer» torna surpreendente que um conceito similar não exista já. Mas a implementação foi consideravelmente meticulosa por parte de Women in Toronto Politics, ou WiTOpoli, na forma abreviada, o grupo por trás do projeto.
Stephanie Guthrie, a fundadora do WiTOpoli, e Abby Plener, a sua porta-voz, explicaram que um grupo não-partidário de cerca de 10 pessoas, a maioria mulheres, passou dois meses a tentar encontrar informações de contato para os candidatos à Assembleia – nem todos os candidatos fornecem esta informação quando se registam para disputar a eleição municipal. Os candidatos receberam então um inquérito online para avaliar onde estão em relação a nove questões-chave, incluindo o trânsito, puericultura, impostos e habitação a preços acessíveis.
A informação apresentada foi então disponibilizada no website. Dos cerca de 360 candidatos que concorrem em todos os 44 distritos eleitorais de Toronto, o grupo WiTOpoli foi capaz de encontrar informações de contato de 240 deles. Destes, 165 candidatos, ou quase 69 por cento, preencheu o formulário.
O «Position Primer» é essencialmente uma oportunidade para os candidatos chegarem a um grande número de pessoas muito rapidamente, disse Plener. As suas respostas às perguntas de pesquisa são inéditas e os seus nomes são apresentados na ordem em que os inquéritos foram submetidos.
Os nomes dos candidatos que não preencheram o questionário estão listados na respetiva página do bairro, juntamente com todas as informações de contato disponíveis para eles, porque “seria enganoso não oferecer aos eleitores uma lista completa das pessoas a concorrer pela sua área”, referiu Guthrie.
Agora que o website foi criado, os membros do WiTOpoli esperam que os voluntários possam ajudá-los a espalhar a palavra sobre o Position Primer ao “postar por toda a cidade” e irem ao encontro de organizações comunitárias para o darem a conhecer às pessoas.