COMISSÁRIO QUER SERVIÇOS FRANCESES DISPONÍVEIS EM TODOS OS LUGARES NO ONTÁRIO

queensparkO comissário de língua francesa do Ontário diz que os francófonos devem poder ter acesso aos serviços governamentais em qualquer lugar na província, não só em 26 regiões designadas.
A lei dos Serviços de Língua Francesa do Ontário tem 30 anos de idade, e o comissário François Boileau diz que é hora de atualizar a legislação e expandir o seu alcance.
Presentemente, o governo do Ontário e entidades designadas devem prestar serviços em francês em comunidades com 5.000 ou mais francófonos ou em áreas onde os francófonos compõem mais de 10 por cento da população.
Mas o governo pode simplesmente designar uma área onde será exigido prestar serviços em francês, mesmo que os números não justifiquem.
Boileau diz que faz sentido fazer do Ontário uma grande área designada para a prestação de serviços governamentais em francês, e ele quer que hajam “ofertas ativas” para que as pessoas não tenham que pedir para ser atendidos em francês.
A designação de toda a província não seria o mesmo que declarar o Ontário oficialmente bilíngue como Nova Brunswick.
O comissário também pediu aos políticos do Ontário para fazer posts online em ambas as línguas oficiais, e não apenas em Inglês.
O Ontário atualizou a definição de francófonos ao abrigo da lei em 2009, mas Boileau sublinha que esta deve ser atualizada periodicamente através de regulamentos.
O Ontário define francófonos como: “pessoas cuja língua materna é o francês, mais aqueles cuja língua materna não é nem francês nem Inglês, mas têm um conhecimento particular do francês como língua oficial e usam o francês em casa.”
Fonte: Canadian Press