
Malé, Maldivas, 29 set (Lusa) — A comissão eleitoral das Maldivas confirmou hoje os resultados das eleições gerais do último domingo, em que o líder da oposição, Ibrahim Mohamed Solih, derrotou o atual presidente, Abdulla Yameen.
Yameen, do Partido Progressista das Maldivas (PPM), obteve 98.052 votos (41% do total), enquanto Solih, do Partido Democrático das Maldivas (MDP), ganhou com 134.705 votos (58%), disse o presidente da comissão eleitoral, Ahmed Shareef.
Segundo disse Shareef em conferência de imprensa, em Malé, o anúncio dos resultados oficiais foi adiado porque tiveram de analisar “as poucas queixas sobre a eleição”.
“Anunciamos agora os resultados oficiais depois de o departamento ter decidido que as reclamações não afetariam os resultados de forma alguma”, disse.
Os resultados são consistentes com os dados provisórios anunciados pela comissão eleitoral na segunda-feira, que revelavam um apoio de 58,3% para Solih e de 41,5% para Yameen.
A liderança de Yameen foi marcada por crises institucionais graves, a última delas em fevereiro passado, quando o Supremo Tribunal anulou a condenação de opositores do regime e reabilitou o cargo de 12 deputados da oposição.
Yameen respondeu, declarando o estado de emergência e iniciando um período de repressão, que levou a União Europeia a adotar sanções contra o país.
As Maldivas são um arquipélago, no Oceano Índico, com cerca de 400 mil habitantes, dos quais 260 mil eleitores.
DF (CSR) // MCL
Lusa/fim
