COMISSÃO DA CÂMARA DOS COMUNS RECOMENDA QUE A CANADA POST TRAGA DE VOLTA A ENTREGA PORTA A PORTA

(The Canadian Press/Justin Tang)
(The Canadian Press/Justin Tang)
(The Canadian Press/Justin Tang)
(The Canadian Press/Justin Tang)

Uma comissão da Câmara dos Comuns está a recomendar que a Canada Post implemente um plano para restabelecer a entrega porta a porta em partes do país que perderam o serviço no ano passado e manter um congelamento na instalação de caixas de correio comunitárias.
O relatório da comissão, maioritariamente Liberal, divulgado na terça-feira, também diz que não há necessidade de reduzir o número de dias por semana em que o correio é entregue, sugerindo que padrões de serviço reduzido poderia acelerar o declínio que a empresa tem visto no número de cartas tratadas.
A comissão refere que com base nas suas consultas, os canadianos estão abertos a que o correio seja entregue em menos de cinco dias por semana, mas isso “não se encaixa nos modelos de negócios da Canada Post ou dos seus clientes pagantes”.
Em vez disso, a comissão recomenda aumentos nas tarifas postais, refletir sobre expandir o mandato da Canada Post para fornecer serviços de telemóvel ou Internet de banda larga, incluindo serviços de e-mail ou “a base para uma rede social canadiana”, e sugere que a companhia faça uma parceria com empresas de comércio eletrónico para aumentar as receitas.
Em comunicado, a Canada Post disse que vai estudar as recomendações contidas no relatório, já que procura formas de se manter viável. A declaração também aponta para uma outra questão que aparece no relatório, ou seja, a “dificuldade em encontrar um terreno comum” nos problemas enfrentados pela Canada Post.
A empresa começou a reduzir a entrega porta-a-porta no ano passado, argumentando que poderia poupar até 450 milhões de dólares por ano, ao mover mais cinco milhões de endereços para caixas de correio comunitárias. A comissão apontou que a Canada Post forneceu informações financeiras “fracas” para apoiar a estimativa.
A comissão observa que até à data foram movidos 830 000 endereços para caixas postais comunitários, resultando numa poupança anual de 80 milhões de dólares.
Fonte: Canadian Press