COMERCIANTES CANADIANOS PODEM VIR A PEDIR AOS CLIENTES DO CARTÃO DE CRÉDITO QUE PAGUEM SOBRETAXA

(AP Photo/Elise Amendola, File)
(AP Photo/Elise Amendola, File)
(AP Photo/Elise Amendola, File)
(AP Photo/Elise Amendola, File)

Os comerciantes canadianos podem em breve começar a cobrar aos clientes um valor adicional para pagar com determinados cartões de crédito, graças a um acordo de pagamento numa ação coletiva.
A ação judicial, que foi requerida em 2011, alega que as regras da Visa e MasterCard obrigaram os comerciantes a aceitar todos os seus cartões de crédito, mesmo aqueles que cobravam taxas mais altas aos retalhistas. Essas regras não permitiam que os comerciantes adicionassem uma sobretaxa aos clientes que usam esses cartões premium.
Tanto a Visa como a MasterCard emitiram comunicados onde afirmam que não admitem qualquer irregularidade, mas entraram num acordo de pagamento no caso, no início desta semana.
Ambas as empresas concordaram em pagar 19,5 milhões de dólares cada e permitir que os comerciantes canadianos adicionem taxas de sobretaxa em pagamentos com cartão de crédito. As regras, que foram revistas, vão incluir um limite de sobretaxa.
A Visa declarou que as novas regras entrarão em vigor 1,5 anos depois que os tribunais provinciais da Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, Ontário e Québec aprovarem o acordo.
A Federação Canadiana de Atividades Comerciais Independentes elogiou a decisão, dizendo que é importante para os comerciantes ter o poder de adicionar uma sobretaxa quando os clientes pagam com cartões de crédito premium. A CFIB acrescentou que não espera que os comerciantes de menor dimensão utilizem amplamente esse novo poder.
Fonte: Canadian Press