Comboio em Ottawa: Rolling Thunder prepara invasão no fim de semana

Foto: Renemassmedia/Twitter
Foto: Renemassmedia/Twitter

A capital do Canadá prepara-se para a chegada de outro comboio de manifestantes neste fim de semana, apenas quatro meses após o chamado ‘comboio da liberdade’ iniciar um bloqueio de semanas no centro da capital do Canadá. O ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, disse que o comboio ‘Rolling Thunder’ não vai ser uma repetição dos protestos do ‘Freedom Convoy’.

O evento ‘Rolling Thunder Ottawa’ vai acolher centenas de motards e manifestantes a marcharem pelas ruas do centro de Ottawa e a realizarem vários comícios no Parliament Hill, a partir de sexta-feira à noite.

As autoridades locais e federais preparam-se para a chegada do comboio, fechando estradas para veículos e aumentando o número de polícias na área, com a intenção de evitar outro incidente como o protesto dos camionistas de fevereiro, que as autoridades chamaram de “ocupação”. As autoridades revelaram que não vão permitir veículos na área ao redor do Parliament Hill ou do National War Memorial como parte de qualquer protesto, incluindo o ‘Rolling Thunder’.

O grupo ‘Rolling Thunder’ não foi claro sobre a causa pela qual está a unir-se, exceto para dizer que vai estar em Ottawa para celebrar, aquilo que diz ser, “pacificamente a liberdade”.

O organizador Neil Sheard disse em vários vídeos do YouTube que o comboio de motards, que inclui vários veteranos militares, está focado em realizar um serviço no National War Memorial, que diz ter sido ofendido pela polícia, durante os protestos do Freedom Convoy em fevereiro.

O site da Rolling Thunder Ottawa revela que está a fazer uma parceria com os grupos Veterans for Freedom e Freedom Fighters Canada, os quais parecem ter ligações com o ‘Freedom Convoy’.

De acordo com a programação publicada no site da Rolling Thunder, os membros do Freedom Fighters Canada planeiam marchar e realizar um comício no Parliament Hill na sexta-feira à noite, seguido de uma ‘afterparty’.

Na manhã de sábado, o grupo ‘Rolling Thunder’ pretende liderar um comboio de motociclistas pelas ruas do centro de Ottawa ao redor de Parliament Hill antes de realizar o serviço no National War Memorial.

O fim de semana está programado para encerrar com um culto religioso para os motards, na manhã de domingo.

O ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, disse que o comboio Rolling Thunder não vai ser uma “repetição” dos protestos do ‘Freedom Convoy’ que aconteceram entre janeiro e fevereiro.