COMBOIO DESCARRILA NO CENTRO DE SASKATCHEWAN OBRIGANDO A EVACUAÇÃO DE ALDEIA

trainUm comboio de carga da CN que transportava produtos perigosos descarrilou no centro de Saskatchewan, na terça-feira, enviando para o ar uma nuvem espessa de fumo negro e levando à evacuação de moradores de uma pequena vila nas proximidades.
O descarrilamento aconteceu perto da comunidade de Clair, que tem uma população de cerca de 50. A polícia disse a essas pessoas para abandonarem as suas casas e também evacuar as fazendas perto do local da cena. Em declarações à Canadian Press, o porta-voz da CN, Jim Feeny, adiantou que o comboio era composto de três locomotivas que puxavam 100 vagões e que 26 deles descarrilaram.
Referiu também que o fogo surgiu de destilados de petróleo, que derramaram de dois dos vagões descarrilados.
O fogo havia “diminuído” na noite de terça-feira, salientou Feeny. Clair fica a cerca de 190 quilómetros a leste de Saskatoon, perto da comunidade de Wadena.
O Transportation Safety Board estava a preparar o envio de uma equipa de investigadores para o local. A CN enviou uma equipa, especialista em materiais perigosos, para limpar a área.
A indústria ferroviária tem estado sob crescente escrutínio desde julho de 2013, quando 47 pessoas morreram, depois que um comboio que transportava petróleo descarrilou e explodiu no centro de Lac-Mégantic, Quebec.