COLÚMBIA BRITÂNICA ATINGE RECORDE DE MORTES POR OVERDOSE EM 2016

(Graeme Roy / THE CANADIAN PRESS)
(Graeme Roy / THE CANADIAN PRESS)
(Graeme Roy / THE CANADIAN PRESS)
(Graeme Roy / THE CANADIAN PRESS)

O número de mortes por overdose relacionadas com drogas ilícitas na Colúmbia Britânica aumentou para 755 no final de novembro, uma subida de mais de 70 por cento em relação ao número de mortes registadas no mesmo período do ano passado.
O serviço legista da Colúmbia Britânica diz que o poderoso opióide fentanil permanece presente num grande número de mortes e foi detetado em 374 dos casos, ou cerca de 60 por cento das mortes.
Em novembro, 128 pessoas morreram do uso de drogas ilícitas, uma média de mais de quatro por dia. O maior número de mortes registadas anteriormente para um único mês foi de 82 em janeiro.
A criminalista Lisa Lapointe disse que os últimos números deixaram as autoridades a perguntar-se por que houve um aumento no número de mortes.
Lapointe disse que o serviço vai trabalhar com o centro de toxicologia provincial para tentar determinar o que causou o aumento das mortes.
Desde a declaração de uma emergência de saúde pública no início deste ano, a província tomou uma série de medidas para tentar lutar contra a crise de overdoses.
A mais recente medida da província foi anunciar planos para locais de prevenção de overdose em Vancouver, Victoria, Surrey e Prince George, onde as pessoas podem injetar drogas ilícitas, enquanto monitorizadas por profissionais treinados, equipados com naloxona, que reverte os efeitos das overdoses de opióides.
Isso, além de duas salas de injeção segura existentes em Vancouver que são especificamente concebidas para as pessoas procederem à injeção de drogas sob supervisão médica.
A crise teve outro momento preocupante na sexta-feira, quando um alerta urgente foi enviado aos utilizadores de drogas ilícitas depois que 11 pessoas morreram na província no dia anterior, seis delas no extremo leste da baixa da cidade, em Vancouver.
O presidente de Vancouver, Gregor Robertson, disse que há cerca de 1300 pessoas em Vancouver a usar opiáceos ilícitos todos os dias.
A cidade aprovou um orçamento na semana passada que inclui um aumento de 0,5 por cento nos impostos sobre imóveis para apoiar os prestadores de serviços de primeira linha, incluindo bombeiros que têm visto múltiplas overdoses por dia.
Segundo a cidade, os bombeiros responderam a 745 chamadas relacionadas com overdoses de drogas em novembro, e as corporações tiveram que usar a droga de reversão de overdose, a naloxona, 35 vezes.
Fonte: Canadian Press