
Os hospitais da região metropolitana de Toronto estão a adotar um ‘código laranja’ para ajudar a resolver o surto de Covid-19. A medida é temporária e vai fazer com que a equipa de médicos seja realocada e alguns pacientes sejam transferidos para hospitais vizinhos para impedir a sobrelotação dos centros hospitalares.
Doug Ford, premier de Ontário, já tinha avisado para sobrelotação dos hospitais da província. Por isso, dois centros médicos na área metropolitana de Toronto estão a adotar um ‘código laranja’ para lidar com o aumento de pacientes com Covid-19 e com a falta de pessoal, que está a levar a capacidade ao ponto de rutura.
O William Osler Health System, que supervisiona as operações no Brampton Civic Hospital e no Etobicoke General Hospital, avançou na noite da última segunda-feira que a rara mudança foi feita “para garantir que os recursos internos e externos fossem implantados com eficiência”.
“Essa mudança permitir-nos-á continuar a fornecer cuidados de alta qualidade aos nossos pacientes, e somos gratos à nossa equipa, médicos e voluntários que agiram rapidamente para implementar a nossa política e procedimentos do Código Laranja”, avançou o presidente e CEO do sistema de saúde, Naveed Mohammad em comunicado.
A rede hospitalar garantiu que a medida temporária vai fazer com que a equipa seja realocada e alguns pacientes sejam transferidos para hospitais vizinhos para impedir a sobrelotação.
O Sistema de Saúde William Osler observou que os próprios hospitais estão entre os mais atingidos durante a pandemia, por isso mesmo, foram suspensas as cirurgias não essenciais.



