CLIMA: PRESIDENTE FRANCÊS ADMITE QUE FINANCIAMENTO PODERÁ DIFICULTAR ACORDO

LusaParis, 10 dez (Lusa) — O Presidente francês, François Hollande, admitiu hoje que persistem as dificuldades para alcançar um acordo mundial contra as alterações climáticas, especialmente ao nível do financiamento.

O chefe de Estado falava durante uma receção no Palácio do Eliseu (sede da Presidência francesa) com as autoridades religiosas envolvidas na luta contra o aquecimento global, a pouco mais de 24 horas do encerramento da 21.ª Cimeira do Clima da ONU (COP21), a decorrer em Le Bourget, perto de Paris.

“É muito importante nesta fase final [da cimeira] que possamos recordar aos negociadores porque estão aqui. Não estão aqui apenas em nome dos seus Estados, nem da história do seu continente, nem para exigir justiça para uns ou prolongamentos para outros”, afirmou Hollande, referindo que existem resistências sobre as questões de financiamento inerentes aos prejuízos e aos danos provocados pelas alterações climáticas.