Clima no Canadá: Inverno vai ter “duas faces”, diz the Weather Network

Foto: freestocks/Unsplash
Foto: freestocks/Unsplash

Este ano, o inverno no Canadá vai ser atípico e apresentar “duas faces”. É o que consta de um novo relatório da The Weather Network. Por um lado, vai ser rigoroso, por outro, também vai contar com temperaturas amenas.

Depois de um outono ameno no Canadá, a fúria do inverno está prestes a chegar. Ainda assim, dizem os especialistas, as temperaturas frias não devem durar.

De acordo com um relatório da The Weather Network, em dezembro, os canadianos devem preparar-se para temperaturas mais frias do que o normal na maior parte do país.

Ainda assim, a expetativa é que as temperaturas flutuem, depois de um final frio em 2022.

Pelo terceiro ano consecutivo, espera-se que o clima de inverno do Canadá seja sobretudo influenciado pelo padrão climático de grande escala conhecido como ‘La Nina’.

Mas o ‘La Nina’ não é o único fenómeno climático a agravar o frio do inverno. O chamado vórtice polar, localizado no norte do Canadá, vai fazer com que o ar do Ártico viaje para o sul durante dezembro.

Com a chegada de janeiro e fevereiro, espera-se que o ‘La Nina’ leve o clima frio do inverno a todo o oeste do Canadá, canalizando, ao mesmo tempo, as temperaturas mais amenas e tempestuosas dos Grandes Lagos para o Canadá Atlântico.

A The Weather Network observa que o clima de inverno no oeste pode mudar para o leste, atingindo uma área que vai das pradarias orientais até ao Quebec, resultando num clima mais ameno em British Columbia (B.C.) e Alberta.

Com efeito, a The Weather Network diz que os canadianos vão ser confrontados com um inverno atípico “de duas faces”. Por um lado, a estação “vai apresentar períodos prolongados de inverno rigoroso” e, por outro, “períodos prolongados de clima mais ameno”.