
O clima no Canadá pode sofrer diferenças drásticas este verão. Quem o diz é o The Weather Network, que antevê um aumento de incêndios e enchentes em determinadas regiões do país.
Incêndios, inundações ou restrições de água. São consequências do tempo que contrastam entre si e que refletem a diversidade climática do Canadá.
Este verão, o país pode vir a ser palco destes fenómenos em diferentes regiões. A previsão é dada pelo The Weather Network, que antevê condições climáticas muito diferentes da normalidade.
Em Ontário e no Quebec, a previsão é de que o clima húmido se mantenha nos próximos meses, levando a um maior “ameaça de inundações repentinas”.
Condições climáticas extremas, diz a entidade, poderão levar a situações semelhantes à inundação de Toronto em julho de 2013.
Já no oeste do Canadá, a maior parte das regiões vai sofrer com um clima mais quente e seco, o que aumenta o risco de incêndios florestais, que já levou a evacuações no noroeste de Alberta.
A ameaça do fogo é, aliás, transversal a várias regiões, destacando-se o oeste de Alberta, British Colombia, Yokon e Northwest Territories.
Em British Columbia, o calor e a falta de chuva podem inclusivamente levar a restrições de água.
Já no corredor de Edmonton a Calgary, a previsão é de mais normalidade. Cenário que se repete na maior parte das províncias do Atlântico, onde se esperam temperaturas normais.
