
A Cidade de Toronto abriu candidaturas para a segunda ronda do Circular Food Innovators Fund, um fundo que concede subvenções a pequenos negócios e organizações sem fins lucrativos com projetos que substituam embalagens de utilização única por sistemas reutilizáveis.
Os apoios variam entre 5 000 e 35 000 dólares por projecto, e existe uma alínea adicional para apoiar formação de trabalhadores em práticas sustentáveis na economia local de alimentos e bebidas.
O programa foi originalmente lançado em 2024 e, na sua primeira fase, atribuiu 262 500 dólares a nove iniciativas que implementaram soluções de reutilização de embalagens e geraram benefícios como redução de resíduos e emissões, crescimento empresarial e criação de empregos.
Para esta nova ronda estão disponíveis 275 000 dólares em total, com candidaturas a decorrer até ao início de Março. Os projetos selecionados serão anunciados no Verão, depois de avaliados em função do seu impacto na economia circular e na redução do desperdício.
Uma novidade desta fase é o apoio adicional, entre 500 e 5 000 dólares, destinado a atividades de formação e desenvolvimento de competências verdes, fortalecendo o papel dos trabalhadores e empresas na transição para práticas mais sustentáveis.
Esta iniciativa insere-se no Plano de Economia Circular de Toronto, que visa reduzir significativamente o uso de materiais descartáveis e incentivar modelos de negócio que mantenham recursos em circulação por mais tempo.
Para quem pretende concorrer, a cidade também está a realizar sessões virtuais de esclarecimento para explicar critérios de elegibilidade e requisitos de candidatura, ajudando os interessados a preparar propostas que contribuam para uma economia alimentar mais verde e circular.
