Paris, 20 mar (Lusa) – Cinco pesticidas foram hoje classificados como “possível ou provavelmente” cancerígenos para o homem pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC), estrutura da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O herbicida glifosato, um dos mais utilizados no mundo, bem como o malatião e o diazinão, foram classificados como “provavelmente cancerígenos para seres humanos”, mesmo que “as provas sejam limitadas”, segundo a IARC, com sede em Lyon, França.
O glifosato, herbicida cuja produção é a mais significativa em volume, é a substância ativa do ‘Roundup’, um dos produtos com maiores vendas no mundo, pois, além da agricultura, onde a sua aplicação tem aumentado bastante, também é usado nas florestas e em jardins privados.