
Baiona, Espanha, 22 jun (Lusa) – Os chefes de Governo de Portugal e Espanha defenderam hoje uma “segunda fase de reformas” no âmbito da União Económica e Monetária para “lidar com a herança acumulada da crise, sobretudo ao nível do desemprego e da dívida”.
Na declaração conjunta final da 28.ª Cimeira Luso-Espanhola, que decorre hoje em Baiona, Espanha, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy afirmaram-se “convictos de que as reformas a nível nacional, como as empreendidas em Portugal e Espanha, devem ser completadas com uma ambiciosa agenda de reformas no âmbito da União Económica e Monetária (UEM).
“A UEM deve agora entrar numa segunda fase de reformas para ancorar as respostas de emergência dos anos transatos, mas, também, de forma a lidar com a herança acumulada da crise, sobretudo ao nível do desemprego e da dívida. O recrudescimento de movimentos populistas e antieuropeus deve também ser visto como uma advertência para os riscos de fragmentação política na União Europeia”, alertaram.
