Cimeira do G7 impulsiona acordos internacionais com o Canadá

Foto: X G7

Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho Europeu, afirmaram, a 15 de junho, a probabilidade do Canadá assinar um acordo de aquisição de defesa com o continente europeu no final deste mês. Mark Carney, primeiro-ministro canadiano, deve visitar a capital administrativa da União Europeia a 23 de junho para a cimeira Canadá-União Europeia.

O comunicado foi feito em Alberta, no dia de abertura da cimeira de líderes do G7.

Um outro acordo que pode estar próximo, e que também foi referido durante a cimeira, mas no segundo dia, foi com os Estados Unidos da América (EUA). O Presidente dos EUA, Donald Trump, referiu que acredita que é possível o Canadá e os EUA chegarem a um acordo comercial, apesar de os líderes de ambos os países terem posições diferentes.

Carney também referiu que Trump concordou em prosseguir com as negociações com vista à definição de um novo acordo económico e de segurança até meados de julho.

Trump e Carney reuniram-se individualmente a 16 de junho, antes de o Presidente americano abandonar precocemente a cimeira. A saída repentina de Trump foi motivada pela crescente crise entre Israel e o Irão.

No último dia da cimeira, 17 de junho, o primeiro-ministro canadiano manteve conversas bilaterais à margem da cimeira com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi.

A visita de Modi provocou fortes protestos de grupos separatistas sikh em Calgary, depois de a Royal Canadian Mounted Police (RCMP) ter acusado Nova Deli de envolvimento em extorsão, coerção e homicídio.