
Os gastos com saúde vão aumentar novamente em 2015, como tem acontecido a cada ano desde 1975, mas o aumento das despesas será modesto, de acordo com um novo relatório do Instituto Canadiano de Informação em Saúde.
As despesas de saúde estão projetadas para crescer em $3.4 mil milhões este ano, chegando a $219.1 mil milhões. Isso equivale a $6.105 por canadiano – cerca de $35 dólares mais por pessoa do que no ano passado.
Isso traduz-se num aumento lento, refere o CIHI, uma organização independente sem fins lucrativos, que recolhe e analisa informações sobre os cuidados de saúde no Canadá.
É provável que as despesas de saúde cresçam num valor inferior à taxa de inflação e crescimento populacional juntos.
Embora os dólares para a saúde sejam gastos em muitas coisas, os três maiores custos são os seguintes:
• gastos hospitalares, que respondem por quase 30 por cento dos gastos
• medicamentos, o que representa quase 16 por cento dos gastos
• custos médicos, que é responsável por 15,5 por cento dos custos
Os gastos hospitalares têm crescido lentamente desde o final dos anos 1990. Os gastos com medicação também diminuíram – em parte por causa das políticas de controle de preços genéricos, patentes expiradas, e menos novos medicamentos a surgir no mercado. Mas o CIHI adverte que a desaceleração nos gastos com medicação é provavelmente temporária e que os novos medicamentos (mais caros), provavelmente, vão começar a aparecer novamente.
Em termos de pagar a fatura, cerca de 71 por cento das despesas de saúde em 2015 virão de financiamento do setor público – quase tudo dos governos provinciais e territoriais.
Os outros 29 por cento virão de gastos privados: 12 por cento de seguros privados; 14 por cento de despesas que sairão da carteira dos pacientes; e 3 por cento a partir de outras fontes.
A participação do setor público das despesas de saúde manteve-se relativamente estável desde 1997, em cerca de 70 por cento. Mas os custos de saúde (out-of-pocket) por pessoa aumentaram – de $278 em 1988 para $844 em 2013. Isso é uma taxa de crescimento anual por ano de aproximadamente 4,5 cento.
Fonte: CTV News