

(Foto AP / Manuel Valdes)
Os cientistas têm um presente para o 150º aniversário do Canadá – e, como todos os presentes, é certamente único.
Uma equipa de geneticistas moleculares no Hospital for Sick Children de Toronto sequenciou o genoma do castor canadiano para marcar o sesquicentenário do país.
Stephen Scherer liderou o projeto de seis meses para mapear o modelo genético do castor.
Scherer diz que a sua equipa desenvolveu uma nova abordagem para juntar genomas e decidiu usá-lo primeiro no animal que é sem dúvida o mais importante na história do país, recuando no tempo até ao comércio de peles.
O genoma foi sequenciado em parte usando o ADN de Ward, um castor masculino de 10 anos que vive no Zoológico de Toronto com a sua companheira June.
Scherer diz que a tecnologia também será usada para melhor mapear genomas de famílias afetadas pelo autismo, para determinar se algum dos genes mutantes está por trás da condição neurológica. O seu laboratório já descobriu que cerca de 20 por cento dos casos de autismo são causados por mutações genéticas.
Os resultados da pesquisa foram publicados na sexta-feira na revista G3: Genes/Genomes/Genetics, que tem na sua capa uma foto do primeiro selo canadiano a apresentar o icónico símbolo nacional.
Fonte: Canadian Press