Cidadãos de Ontário procuram bancos alimentares com mais frequência

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Os residentes do Ontário têm procurado a ajuda dos bancos alimentares com mais frequência há seis anos consecutivos. A revelação foi feita esta segunda-feira pela Feed Ontário. A tendência preocupante parece ter aumentado durante o último ano.

Os residentes do Ontário têm visitado bancos alimentares em maior número e com mais frequência há seis anos consecutivos.

Segundo um novo relatório da Feed Ontario, 587 mil adultos e crianças visitaram os bancos alimentares da província, entre abril do ano passado e março deste ano. Um total de 4,3 milhões de visitas feitas no mesmo período.

A Feed Ontario destaca um pico de 15% no número de pessoas que recorrem aos bancos de alimentos para pedir ajuda e um aumento de 42% no número de visitas em comparação com os números registados em 2019.

O relatório afirma que os resultados, que marcam o sexto ano consecutivo de aumento de cidadãos e visitas a bancos alimentares, também ilustram a tensão que o sistema está a enfrentar.

Ao todo, 30% dos visitantes dos bancos alimentares são crianças e jovens menores de 18 anos, um número que se tem mantido consistente nos últimos anos. Mais de metade das pessoas que acedem a tais centros estão a beneficiar de alguma forma de assistência social.

O relatório refere ainda que um em cada três visitantes foi pela primeira vez a um banco alimentar.

Os cidadãos que precisaram dos bancos alimentares nos últimos dois anos citaram os custos de alimentação e habitação, salários baixos ou horas de trabalho insuficientes como fatores determinantes.