CHINA RECEIA SOFRER PIORES INUNDAÇÕES DO RIO YANGTZE DESDE 1998

LusaPequim, 03 abr (Lusa) — As condições climáticas na China, relacionadas com o fenómeno do El Niño, fazem especialistas temer que o Yangtze, o maior rio da Ásia, sofra as piores inundações desde as de 1998, que fizeram mais de 3.000 mortos.

Segundo advertiu o vice-ministro dos Recursos Hidrológicos chinês, Liu Ning, citado pela agência Xinhua, o aquecimento da superfície marinha esta temporada — a principal caraterística do fenómeno El Niño — é o maior desde que tiveram início as medições, em 1951, e as condições climatéricas atuais assemelham-se às do catastrófico ano de 1998.

Sete províncias no centro e leste da China são banhadas pelo Yangtze, o terceiro maior rio do mundo, a seguir ao Nilo e ao Amazonas, com 6.300 quilómetros de extensão.