China e Canadá: Cientista chinês acusado de espionagem na Hydro-Quebec

FOTO: imee.qdu.edu.cn
FOTO: imee.qdu.edu.cn

Um cientista chinês, funcionário da Hydro-Quebec, empresa de eletricidade, foi detido esta segunda-feira em casa por suspeita de espionagem para a China. A revelação foi feita pela empresa do Canadá que fornece energia para a costa atlântica dos Estados Unidos, e pela Royal Canadian Mounted Police.

A Hydro-Quebec e a Royal Canadian Mounted Police (RCMP) anunciaram a detenção de Yuesheng Wang, um cientista de 35 anos, acusado de fraude para obter segredos comerciais e outros crimes contra a segurança nacional do Canadá. Alegadamente os crimes foram cometidos entre fevereiro de 2018 e outubro de 2022.

A empresa canadiana, uma das maiores do ramo de eletricidade do mundo e que fornece energia para a costa atlântica dos Estados Unidos, revelou em comunicado que o trabalho de Wang se concentrava em materiais para baterias.

“Não teve acesso a informações relacionadas com a missão central da Hydro-Quebec”, assegurou a empresa, que deu o alerta, para as alegadas atividades criminosas do funcionário, à Royal Canadian Mounted Police em agosto.

Já a RCMP destacou que Wang publicou artigos académicos em revistas científicas sem a permissão da Hydro-Quebec, empresa para a qual trabalhava desde 2016.

Wang tem mestrado em engenharia de materiais pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências e antes de trabalhar para a Hydro-Quebec, o cientista passou pela Universidade Queen Mary, em Londres, e pela Universidade do Arkansas, nos EUA.

O anúncio acontece numa altura em que o Canadá tem intensificado as denúncias sobre a “interferência” da China no país.