

Depois de um desempenho recorde por parte dos atletas canadianos nos Jogos Pan-Americanos, o chefe do Comité Olímpico Canadiano está a incentivar a candidatura de Toronto aos Jogos Olímpicos de 2024.
Marcel Aubut vai “usar toda a capacidade do seu escritório” para impulsionar a candidatura, disse um porta-voz no sábado.
Aubut já havia sugerido que iria apoiar a decisão, mas não chegou a promover abertamente uma candidatura.
O presidente do Comité Paraolímpico Canadiano foi rápido na decisão de apoiar a eventual candidatura de Toronto.
Os Jogos Pan-Americanos – onde os atletas canadianos estabeleceram um recorde nacional para a maioria das medalhas conquistadas no evento multidesportivo – despoletaram conversas à volta de uma candidatura olímpica nos últimos dias.
O presidente de Toronto John Tory disse que os responsáveis vão pesar os prós e contras, logo que os Jogos Pan-Americanos terminem. O custo da candidatura, bem como sediar as Olimpíadas, está entre as preocupações.
Diversas notícias publicadas estimaram que uma candidatura custaria pelo menos 50 milhões de dólares e uma fonte confirmou esse número à Canadian Press.
Tory também enfatizou que ele não quer levar a cidade a outra rejeição.
As cidades que desejem sediar os Jogos de 2024 têm até 15 de setembro para registar o seu interesse junto do Comité Olímpico Internacional (COI). Uma pequena lista será selecionada no próximo ano, com o vencedor a ser escolhido no verão de 2017.
O homem que ajudou Vancouver a sediar os Jogos Olímpicos de inverno de 2010, disse que desta vez o timing pode ser o ideal para Toronto.
John Furlong afirmou que o entusiasmo à volta dos Jogos Pan-Americanos tornaria mais fácil gerar o apoio público para uma candidatura olímpica, fundamenal para conquistar o COI.
Outros apontaram as novas instalações desportivas da cidade, bem como as novas regras Olímpicas que permitem às cidades-sede utilizar espaços desportivos já existentes, como outro ponto a favor de Toronto.
Fonte: Canadian Press
