
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, o Ministro das Finanças de Ontário Charles Sousa realizou uma conferência de imprensa para abordar a proposta do orçamento federal feita pelo Governo Federal Liberal do Canadá.
O orçamento destaca o apoio a negócios locais, programas de educação de cannabis e igualdade de salários para ambos os géneros. Sousa, que é luso-canadiano falou dos desafios para a economia do país e os impactos das decisões federais na economia da província. Explicou ainda sobre o Pharmacare e as políticas económicas para igualdade de géneros nos salários.
Outro assunto comentado pelo ministro de Ontário foi o investimento 60 milhões de dólares em programas de educação e integração de cannabis, a ser legalizada no próximo verão. Sousa acredita que as vendas e os impostos envolvidos trarão um excelente impacto na economia local e federal.
Há alguns meses o governo Federal abordou o planeamento do orçamento financeiro, tendo destacado o objectivo de manter o défice orçamental em 10 mil milhões de dólares. Mas segundo este plano mais recente, esses valores vão agora rondar os 16 mil milhões, o que para o ministro Sousa representa sobretudo que ainda há muito trabalho a fazer por parte do governo Federal em conjunto com as províncias para que sejam criadas as melhores condições de vida para os cidadãos canadianos.
Ainda não há data definida para quando a versão final do orçamento será divulgada, mas o Ministro revelou que “está para breve”, “talvez na Primavera”, e “quando toda a neve tiver derretida em Ontário”.