Champagne defende orçamento federal como plano de investimento

Foto: X François-Philippe Champagne

François-Philippe Champagne, ministro das Finanças do Canadá, falou sobre o orçamento federal num evento em Toronto, que reuniu membros da indústria canadiana, representantes de grupos de reflexão, estudantes da Universidade de Toronto, entre outras pessoas.

Champagne afirmou que o plano fiscal deste ano é um “orçamento de investimento “desenvolvido para responder aos obstáculos atuais da economia global que têm surgido a uma velocidade, alcance e escala nunca antes verificados.

Champagne argumentou ainda que a acessibilidade é um dos pontos fortes do orçamento e que os cortes fiscais e um plano para aumento da construção de habitações no orçamento ajudarão os canadianos que enfrentam dificuldades financeiras.

Por outro lado, o ministro das Finanças disse que os compromissos do seu Governo em financiar grandes projetos de infraestruturas seriam transformadores.

Champagne sublinhou que o Canadá está numa posição financeira única, independentemente da ameaça de tarifas dos Estados Unidos da América (EUA), devido à sua variedade de indústrias nacionais, posição fiscal e riqueza em recursos naturais, como madeira, energia e minerais essenciais.

Os comentários foram feitos durante a última paragem da digressão pelo país do ministro das Finanças para convencer os canadianos sobre o orçamento. O evento foi organizado pelo Canadian Club Toronto, com moderação de Arlene Dickinson, fundadora da District Ventures Capital.

Recorde-se que o Governo Carney apresentou o seu primeiro orçamento federal a 4 de novembro, projetando um défice de 78 mil milhões de dólares para 2025-2026, milhares de cortes em cargos do serviço público e centenas de milhões de dólares reservados para investimento em grandes projetos de infraestruturas.