CERCA DE 1,2 MIL MILHÕES DE DÓLARES VÃO SER INVESTIDOS NO PLANO DE PROTEÇÃO CONTRA INUNDAÇÕES DA PORT LANDS

(Joshua Freeman / CP24)
(Joshua Freeman / CP24)
(Joshua Freeman / CP24)
(Joshua Freeman / CP24)

Os governos federal, provincial e municipal investirão conjuntamente cerca de 1,2 mil milhões de dólares em proteção de inundações nas Port Lands, nos próximos sete anos, como parte de um plano ambicioso para desbloquear cerca de 240 hectares de terreno para reabilitação imobiliária.

O primeiro-ministro Justin Trudeau, a primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, e o presidente John Tory fizeram o anúncio ao pé da Polson Street, na manhã de quarta-feira.

Ao abrigo do acordo de financiamento, o governo federal contribuirá com 384 milhões de dólares, com a província do Ontário e a cidade de Toronto a ficarem responsáveis por injetar 400 milhões de dólares, cada.

O trabalho envolverá o reencaminhamento do Don River para o meio das Terras do Porto entre o Canal do Navio e o Canal Keating. Também envolverá trabalhos importantes de escavação e remediação que, em última instância, elevarão o solo em cerca de dois metros na maior parte das Terras do Porto.

Uma vez concluída a intervenção, isso libertará um terreno de 60 acres perto da Lake Shore Boulevard e Don Valley Parkway para investimento imobiliário.

O promotor imobiliário que tem os direitos sobre o terreno, o First Gulf, disse anteriormente que tem planos de transformar a área num grande centro de negócios com 10 milhões de pés quadrados de novos escritórios, dois milhões de pés quadrados de espaço comercial e novas residências para cerca de 30 mil pessoas, 20 por cento das quais serão para habitação a preços acessíveis.

Provisoriamente apelidado de East Harbour, o projeto imobiliário deverá envolver cerca de 50 mil trabalhadores.

Em setembro, os governos federal e provincial anunciaram 65 milhões de dólares em financiamento para renovar o velho cais de Essroc, no extremo oeste do Canal Keating; no entanto, o plano maior para redirecionar o Don River e inundar o resto do território portuário estava ainda sem financiamento.

Para Wynne, proteger a área das inundações prepara o caminho para que o local possa ser transformado numa “comunidade nova e vibrante”, não muito diferente do desenvolvimento imobiliário das West Don Lands para os Jogos Pan-Americanos.

Fonte: CP24