

Os mais bem pagos CEOs do Canadá viram o seu salário baixar dois por cento entre 2013-2014, mas ainda assim eles arrecadaram uma média de 8.96 milhões de dólares cada, de acordo com um novo estudo.
A equipa de especialistas que conduziu o estudo, o Canadian Centre for Policy Alternatives, diz que isso é 184 vezes mais do que o salário médio no Canadá.
Em 2014, o salário médio de um trabalhador a tempo inteiro foi de 48.636 dólares em 2014, de acordo com o grupo de estudo.
Entre 2008 e 2013, os 100 CEOs mais bem pagos do país viram a sua remuneração subir cerca de 25 por cento para 9.2 milhões de dólares – cerca de duas vezes mais rápido que o salário médio para os canadianos.
A fim de calcular a remuneração total, a Canadian Centre for Policy Alternatives inclui salários, bónus, partilha de subvenções e opções de ações.
Hugh Mackenzie, um associado de pesquisa no centro, diz que não se sabe se a ligeira quebra em 2014 é um sinal de qualquer tipo de mudança duradoura.
O mais bem pago CEO, de acordo com o estudo, foi John Chen, da BlackBerry, que levou para casa um salário total de 89.7 milhões de dólares.
Donald Walker da Magna International Inc. foi o próximo mais bem pago, embolsando 23.4 milhões de dólares. Gerald Schwartz, da empresa de capital privado Onex Corp., que foi o mais bem pago CEO do ano anterior, recebeu um salário total de 21.1 milhões de dólares.
Peter Blake, o ex-CEO da Ritchie Bros. Auctioneers, foi o CEO indicado na lista que menos recebeu, ficando-se por 4.3 milhões de dólares em salário total.
Apenas duas mulheres constavam na lista – Linda Hasenfratz da Linamar Corp., que recebeu um total de 10.1 milhões de dólares, e Dawn Farrell da TransAlta Corp., que arrecadou 4.5 milhões de dólares.
Fonte: Canadian Press