

Mais de 600 pessoas já assinaram uma petição no meio de rumores de que um mural em Toronto – que alguns classificaram como “assustador” – poderia ser alvo de censura.
O mural de 300 metros de comprimento, pintado por três artistas que fazem parte do grupo Essencia Arts Collective, está localizado na Lawrence Avenue West, entre as ruas Caledonia e Benton.
A obra foi aprovada pelo programa StreetARToronto da Câmara Municipal de Toronto, e concluída no mês passado.
Pouco depois que o mural foi revelado, o grupo Essencia soube que o vereador Frank Di Giorgio, que representa o Bairro 12, havia recebido telefonemas a reclamar que a pintura era “assustadora”.
A petição foi criada em change.org para aqueles que acreditam que a peça não deve ser “censurada” pela cidade.
O mural apresenta vários animais de cor brilhante, incluindo um tigre, elefante, coruja e urso, bem como paisagens que vão desde pirâmides emparedadas a ondas agitadas.
Este também descreve os ursos polares que caminham sobre os glaciares, elefantes num deserto, e um homem a pescar num oceano em redemoinho.
As partes mais sinistras mostram abutres a voar sobre plataformas de petróleo, uma pessoa com uma máscara de gás e um horizonte aparentemente pós-apocalíptico da cidade de Toronto.
O criador da petição, Paulo Salvatori, postou um vídeo do mural para que aqueles que ponderam juntar-se ao movimento possam vê-lo antes de assinar.
O mural será discutido numa reunião no Amesbury Community Centre, localizado no 1507 Lawrence Ave. W., a partir das 18:30 horas, na terça-feira.
Fonte: CTV News